SEU UNIVERSO DE PERFUMES

Blog | 13/07/2021

Como cuidar dos pés no inverno? Confira 11 dicas infalíveis!

Você sabe como cuidar dos pés no inverno? Durante a estação mais fria do ano, é preciso uma atenção especial!

Isso porque, nas baixas temperaturas, os pés ficam muitas horas cobertos. Utilizamos sapatos fechados e meias boa parte do tempo. Com isso, facilitamos que fungos e bactérias se alastrem devido à umidade e o impedimento da circulação de ar. 

Mas e aí? Como evitar que os pés fiquem à mercê disto? E quanto à hidratação, como fazer da melhor forma?

Respondendo a essas e outras perguntas, a Vení preparou 11 dicas infalíveis para cuidar dos pés na estação mais fria do ano. Então bora conferir?

1 – Faça escalda pés ocasionalmente

O hábito de fazer escalda pés auxilia no fluxo sanguíneo melhorando a circulação. Além disso, diminui possíveis inchaços e relaxa, aliviando o estresse. Por isso, crie um momento relax utilizando ervas e óleos essenciais ao banhar seus pés.

2 – Esfolie naturalmente com os elementos certos

Esfoliar os pés diminui a aspereza e os prepara para a hidratação que eles tanto precisam durante o inverno. No entanto, evite a esfoliação com produtos que possuem muitas substâncias químicas na composição. Alimentos como aveia em flocos, por exemplo, é uma ótima opção para este fim, pois possui ação cicatrizante.

3 – Seque bem após o banho

Ao vestir as meias, os pés devem estar devidamente secos, principalmente entre os dedos. Por isso, não tenha pressa após o banho, esse momento exige paciência, pois assim evita-se a umidade nesta região tão comum nos dias frios.

4 – Evite lixar os pés

Este hábito pode causar um efeito aparentemente positivo, mas não é bom. Na verdade, é uma agressão à pele que faz com que o organismo se proteja, gerando assim mais volume de pele na região dos pés. Por esse motivo, dê preferência à esfoliação e hidratação.

5 – Use meias de algodão

As meias de algodão são transpirantes, diferente das confeccionadas com tecidos sintéticos. Use-as sempre trocando os pares diariamente. Uma ótima opção também são os protetores de calcanhar de algodão.

Protetor de calcanhar

Homeofeet hidratação do calcanhar/cotovelos

6 – Faça massagem nos pés

A massagem nos dá sensação de prazer e bem-estar. Além disso, no caso dos pés, proporciona um amaciamento da pele mais grossa. 

Aplicando esta prática com um bom creme para rachaduras, ajuda a evitá-las, beneficiando também pessoas com problemas de circulação, por exemplo, os diabéticos. 

Creme para rachaduras Decreína

Decreína creme para fissuras e rachaduras calcanhar Queratolítico

7 – Atente-se à alimentação

É verdade que no inverno relaxamos na nossa alimentação, consumindo alimentos gordurosos e muitos carboidratos. Mas o que nossos pés tem a ver com o que comemos? Muito mais do que imaginamos!

A saúde dos pés pode ser bem cuidada com a ingestão de alimentos com vitamina C, como frutas cítricas e gengibre. Isso fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo assim para melhorar a circulação. Além disso, invista nos multivitamínicos que também auxiliam a suprir a falta dos nutrientes necessários para a saúde dos pés.

Evite alimentos com alto teor de purinas como bacon, frios e embutidos, pois podem favorecer a produção de ácido úrico nos pés e em todo o organismo.

8 – Prefira ingredientes naturais ao hidratar os pés

É óbvio que a hidratação deve fazer parte da rotina de cuidados com os pés, mas já parou para pensar se o creme que está usando é o ideal para você?

Por isso, aposte nos cremes que possuem ervas, flores e grãos em sua composição. Eles fornecem os benefícios vindos da natureza que sua pele tanto precisa. 

O creme Homeopast é ideal para os pés ásperos e ressecados, proporcionando uma super hidratação. Além disso, a sua fórmula composta por extratos de calêndula e aveia ajudam na cicatrização.

Creme hidratante Homeopast

Creme hidratante para pele ressacada Homeopast

9 – Mantenha os calçados arejados e higienizados

Especialmente no inverno, calçados fechados são frequentemente utilizados. Por isso é muito importante que os mesmos sejam higienizados corretamente.

Os sapatos e tênis devem ser colocados ao vento e sol sempre que possível. Além disso, faça também uso dos sprays desinfetantes para calçados para uma limpeza mais eficiente.

10 – Utilize produtos bactericidas

O uso de talcos e sprays bactericidas para os pés evitam o mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias. Utilize sempre na parte da manhã antes de vestir as meias. Mas à noite dê preferência ao uso de hidratantes.

11 – Como cuidar dos pés em momentos ociosos? 

Tem coisa melhor do que cuidar dos pés sem fazer nada? Então siga essa dica simples: quando estiver em um momento de descanso, deitada ou sentada, coloque os pés apoiados para cima. 

Isso favorece a circulação ao mesmo tempo que combate o cansaço e inchaço nas pernas e pés. 

Pés bem cuidados com a Vení!

Agora que você já conhece os segredos de como cuidar dos pés no inverno, aproveite para comprar o seu kit de cuidados na Vení com preços especiais! Condições especiais de parcelamento em até 10 vezes! Boas compras!

Para mais dicas, confira outros artigos no Blog da Vení!