SEU UNIVERSO DE PERFUMES

Composição de Fragrâncias | 18/04/2019

Tipos de famílias olfativas: entenda todos e veja o que mais te agrada!

Existem tipos de famílias olfativas para todas as personalidades!

Conhecer os tipos de famílias olfativas talvez seja a forma mais simples de saber se aquele perfume que você escolheu irá ou não te agradar. As nomenclaturas como floral, amadeirado, fresco, etc. ajudam a separar e acima de tudo, entender profundamente as características da fragrância, que podem combinar ou não com o seu estilo ou estado de espírito.

Mas acredite, há tipos de famílias olfativas para todas as personalidades! Existem fragrâncias ideais para agradar os mais variados gostos, desde a pessoa mais alegre e otimista a mais pé no chão e centrada.

Sem mais delongas, confira abaixo os quatro principais tipos de famílias olfativas na perfumaria!

Cítricos

Conhecer os tipos de famílias olfativas são úteis na hora de escolher perfumes

Perfeitos para o clima tropical do Brasil, os aromas cítricos são leves, suaves e refrescantes, e estão presentes tanto em fragrâncias masculinas quanto femininas.

Suas notas mais populares são limão e suas variações, bergamota, tangerina, toranja, etc. Os perfumes cítricos são ideais para o dia a dia pois pois funcionam bem em locais fechados.

Já as notas cítricas se concentram no topo da pirâmide olfativa, ou seja, são os primeiros aromas exalados ao borrifar o perfume, além de projetarem por menos tempo na pele.

Florais

Dos tipos de famílias olfativas, a floral é sem dúvidas a mais popular.

Dentre os tipos de famílias olfativas, os florais são os mais populares entre os perfumes. Afinal, as flores foram a matéria-prima original dos primeiros perfumes feitos pelo homem, pois os seus muitos aromas são naturalmente encantadores.

As flores mais encontradas em perfumes são rosas, jasmim, lírio, lótus, gardênia e entre outras. Entre os sentimentos mais marcantes dessa família estão o romantismo, sensualidade, mas possui uma infinidade de combinações, que podem ser marcantes e exóticos.

Além disso, as notas florais tendem a flutuar entre o meio e a base da pirâmide olfativa, pois existem espécies com notas tanto amenas quanto intensas.

Orientais

Azzaro Wanted Masculino By Night Eau De Parfum

Considerado o mais excêntrico e marcante dos tipos de famílias olfativas, os perfumes orientais são aqueles que possuem em sua composição notas como pimenta, tabaco, anis, canela, baunilha e entre outras especiarias.

Geralmente costumam ser bem sensuais, fortes e imponentes, perfeitas para climas mais frios como o outono e inverno. Além disso, esse tipo também são destinados para ocasiões especiais, pois o seu aroma impactante pode causar desconforto em ambientes fechados, como faculdade e trabalho.

Então abuse das notas orientais para marcar presença em situações especiais como festas e encontros.

Amadeirados

Os tipos de famílias olfativas possuem características e personalidades bem definidas.

Muito encontrados em fragrâncias masculinas, os aromas amadeirados englobam notas mais secas como cedro, sândalo, pinho. De longe suas notas são as que mais fixam na pele, pois os aromas são fortes e impactantes, sendo posicionados quase sempre na base da pirâmide olfativa.

Assim como as notas orientais, as amadeiradas são mais adequadas para o uso em estações frias, porque ajudam a dar aquela sensação de calor e conforto por baixo do casaco e do cachecol.

Adquira perfumes de todas as famílias olfativas na Vení

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de famílias olfativas, que tal continuar na Vení e conferir as nossas opções de perfumes importados? Nós trabalhamos com produtos totalmente originais e também entregamos para todo o território nacional. Então aproveite já!

Para mais dicas, acesse outros conteúdos no Blog da Vení